skip to Main Content

Nossos Serviços

separador

Serviços e Assessoria Tributária

A assessoria tributária é um serviço que não só realiza a apuração dos tributos de uma empresa de acordo com sua localização, segmento de atuação, receita bruta, folha de pagamento e etc, mas também serve como forma de mitigar riscos, através de planejamento e compliance fiscal. Um serviço fornecido por profissionais da área contábil e também fiscal, que tem como objetivo adequar os procedimentos adotados em uma empresa na apuração e recolhimento dos impostos, diretos e indiretos, que incidem sobre suas atividades. A consultoria tributária coloca os dados financeiros e contábeis aplicados de maneira estratégica ao modelo de negócios. O levantamento desenvolvido pela consultoria tributária consiste, como se pode perceber pelo próprio termo, em avaliar os impostos pagos pela empresa.

Não é raro que Companhias acabem pagando tributos de maneira desnecessária, acarretando maiores custos e a perda de uma parte valiosa da receita. É importante sempre conhecer os principais impostos incidentes sobre a empresa, assim, a consultoria tributária mostra como a empresa pode otimizar seu planejamento tributário, possibilitando uma redução de custos – e, consequentemente, o remanejamento de valores para outros investimentos – e se prevenindo contra crises financeiras. Além disso, a assessoria tributária também ajuda no planejamento e gestão da empresa, tanto por acompanhar mudanças legislativas, auxiliando para as devidas prestações em relação ao Fisco; como também por possibilitar a construção de um futuro mais sustentável para as finanças da companhia.

Como funciona?

A consultoria tributária tem como objetivo assegurar a responsabilidade fiscal das empresas perante a União, Estado e Município, elaborando, por meio de um planejamento tributário bem estruturado, alternativas tecnicamente viáveis e comprometidas com a legislação vigente, de modo a evitar desembolsos indevidos ou multas decorrentes do não cumprimento das obrigações.

Benefícios

Identificação de benefícios fiscais e previdenciários não utilizados pelas empresas à luz da legislação e novos entendimentos das autoridades nas esferas federal, estadual e municipal. O principal objetivo é diminuir a carga tributária e previdenciária das empresas, identificar gargalos para otimizar custo, confiança e dar celeridade nas áreas contábil e fiscal.

Constitui-se grande vantagem na terceirização das rotinas tributárias das empresas, em todo ou em parte, em caráter de gerenciamento ou demanda especifica. Dentre os principais benefícios destacam-se o aumento na qualidade de informações prestadas aos órgãos fiscalizadores, redução de custos operacionais e maior foco no core business. O principal ganho é a diminuição de custos com base na eliminação de trabalhos operacionais repetidos que podem ser sistematizáveis.

Revisão dos procedimentos adotados pelas empresas na confecção das demonstrações contábeis, apuração de tributos e recolhimentos visando a mitigação de riscos.

Revisão sistêmica dos procedimentos seguidos pela empresa para a preparação e entrega dos arquivos digitais relacionados às suas obrigações tributárias. O principal objetivo é antecipar as análises de conteúdo dos arquivos antes que autoridades fiscais identifiquem erros ou omissões.

A realização de um diagnóstico na declaração do e-Social de modo a identificar erros e omissões e fornecer relatórios detalhados com riscos e oportunidades encontrados.

Contratação e Alocação de pessoas capacitadas para desenvolvimento das demandas fiscais e contábeis da sua empresa de forma temporária ou permanente.

Considerando os pontos citados acima, é possível ver claramente que a consultoria tributária tem um valor inestimável. Após o investimento inicial, ela oferece uma redução de custos a longo prazo que terá reflexos por muitos anos. Além disso, possibilita uma fonte de informação confiável para líderes, investidores e sócios.

Quando devo procurar?

Acompanhamento financeiro:

O descontrole financeiro é uma causa comum por trás do fechamento de muitas empresas. Vejamos o que poderá decorrer do desequilíbrio de suas finanças:

  • Impossibilidade de honrar seus compromissos — fornecedores, salários, impostos, empréstimos obtidos, etc. — e as consequentes ações judiciais que fatalmente surgirão de tal situação;
  • Falta de recursos para a manutenção das operações diárias da empresa;
  • Incapacidade de atender aos pedidos de seus clientes, o que provocará perda de receitas e complicará ainda mais o quadro de crise.

Com uma assessoria competente, você se protegerá desse risco, pois ela monitorará sua movimentação passo a passo, mediante ferramentas, como o fluxo de caixa — registro e controle de entradas e saídas de numerário, tanto atuais como futuros.

Supervisão das questões trabalhistas:

Os assuntos trabalhistas são bastante detalhados e exigem muita atenção e um bom conhecimento na área. Vejamos alguns pontos nesse sentido:

  • registros e pagamentos dos funcionários — salários e outros direitos;
  • obrigações previdenciárias — arrecadação das diversas contribuições, como o FGTS, PIS, CPP (contribuição previdenciária patronal) etc.;
  • informações e declarações a serem prestadas aos órgãos governamentais.

Seu consultor contábil estará alerta a tudo isso, de modo que você tenha tranquilidade e não seja alvo de uma fiscalização ou de uma ação trabalhista.

Planejamento tributário:

A falta de um bom gerenciamento fiscal pode levar a empresa à falência. Contar com o auxílio de profissionais especializados é essencial para que nenhum problema ocorra e a Companhia só pague os valores correspondentes às cargas tributárias e encargos realmente devidos, de acordo com as suas características.

A carga tributária — total de impostos, taxas e contribuições que sua empresa paga em um determinado período — tem um peso muito grande em seu orçamento econômico e financeiro. Sendo assim, a assessoria contábil é responsável por calcular adequadamente esses valores, simplificando o recolhimento nas datas estipuladas e reduzindo os gastos com juros e multas desnecessárias.

Correto enquadramento fiscal:

Com a ajuda de uma assessoria contábil é possível definir o melhor regime tributário para a formalização do negócio. O assessor contábil elaborará um planejamento adequado nesse campo e apontará o melhor regime tributário — Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional —, com o objetivo de possibilitar que seu negócio pague o menor valor de tributos possível, dentro da legalidade.

Por meio da elisão fiscal é possível proporcionar economias relevantes, embasadas em estudos e projeções. Caso a empresa esteja enquadrada em um certo regime tributário e o profissional entenda que não seja o apropriado, poderá recomendar a troca por outro regime.

Também existe a possibilidade de economias tributárias geradas com a compensação de impostos, também identificadas por meio de estudos tributários, que requerem um vasto conhecimento e cálculos precisos para chegar a melhor conclusão.

Outras possíveis fontes de economia e racionalização de custos podem ser encontradas na correta elaboração e envio das obrigações definidas em lei, evitando a aplicação de multas e demais penalidades devido a seu descumprimento.

Gestão de negócios:

Toda empresa precisa expandir seus negócios, tornar-se mais competitiva, aumentar seus lucros, etc., pois se não agir assim, poderá perder espaço para seus concorrentes. O aconselhamento em gestão empresarial é mais um dos serviços que seu assessor fornecerá a você — por exemplo, o aumento de sua clientela e de suas vendas mediante ações de marketing ou de ingresso no mercado internacional (exportação).

Garantia da correta situação cadastral:

Estar em dia com todas as inscrições necessárias nos órgãos públicos é fundamental para o pleno funcionamento da Companhia. Entre as principais estão: inscrição municipal e estadual, validação do CNPJ, regularidade cadastral na previdência social, entre outros.

Formação de preço:

Uma Companhia só consegue definir o preço adequado para seus produtos ou serviços ao entender bem quais foram os seus custos e despesas para confecção. Sem esse entendimento, não é possível adquirir um bom preço de mercado sem prejudicar a saúde financeira e desenvolvimento do negócio.

Com o auxílio da assessoria contábil, essa atividade se facilita, tendo em vista que a empresa conseguirá oferecer dados importantes para a tomada de decisões e gestão efetiva dos recursos da instituição, resultando em uma formação de preços mais acertada e próxima da realidade.

Importância da pesquisa no mercado:

Você poderá se beneficiar enormemente com os serviços de assessores hábeis. Contudo, faz-se necessário pesquisar a competência e credibilidade da empresa ou do especialista que você pretende contratar. Pois, como em todos os ramos de negócio, nessa área também existem bons e maus profissionais.

Percebeu como a assessoria contábil é capaz de trazer diversos benefícios para sua empresa? Tudo dependerá do investimento em uma boa equipe, capaz de conferir segurança e perspectivas aos seus projetos empresariais.

Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

      Cliente

      Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

        ×
        error: Conteúdo de propriedade da MCD Contábil. Solicite autorização de cópia!