skip to Main Content

Nossos Serviços

separador

Serviço de Assessoria Contábil

É o trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais da área de contabilidade que analisa e interpreta todos os fatos da rotina de uma empresa, diariamente. De posse dos registros diários e das demonstrações expositivas de determinada empresa, esse profissional obtém acesso a informações relevantes que o permitem prestar uma assessoria mais eficiente, não só no departamento contábil, como também nos setores fiscal, previdenciário e trabalhista, ajudando assim a melhorar a saúde, principalmente financeira, da empresa.

Em suma, a Contabilidade é responsável pelo controle do movimento financeiro de empresas no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos. O trabalho consiste na descrição, registro e controle de toda a movimentação de capital de uma empresa.

Como funciona?

A função da assessoria contábil é dar  suporte para a manutenção e expansão das atividades da empresa, servindo como um poderoso mecanismo de controle e planejamento. No país mais burocrático do mundo, de acordo com o próprio Banco Mundial, contar com o suporte de profissionais contábeis é uma questão de sobrevivência para as empresas. Como aliada da saúde financeira da empresa, a assessoria contábil cuida de todos os trâmites junto ao fisco de forma transparente, além de oferecer uma representação fiel da situação patrimonial da empresa.

Quanto mais informações relevantes forem disponibilizadas pela empresa, e mais organizadas elas forem, mais instrumentos a assessoria terá para fazer uma análise objetiva e eficiente sobre a real situação da Companhia. Quanto mais organizado for o cliente, mais ágil e eficaz poderá ser o trabalho da assessoria. Ser organizado, nesse ponto, é mais importante do que efetivamente entender sobre leis e regras fiscais e contábeis. Algumas dessas informações são de extrema importância para o trabalho desenvolvido pela assessoria o que, consequentemente, implica na tomada de decisões dos gestores. Exemplos de informações importantes são os demonstrativos de fluxo de caixa, de contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, controle do ativo imobilizado, dos custos, demonstração do resultado do exercício, simulações de preços e resultados baseadas em dados contábeis e apuração de impostos.

Benefícios

Sem dúvida a maior vantagem é a implementação de melhorias que agreguem valor à empresa na totalidade. Entretanto, uma assessoria contábil pode oferecer diversos outros benefícios que também ajudam a aperfeiçoar o desenvolvimento das atividades da empresa:

  • Auxílio na escolha do regime tributário ideal, orientação quanto à classificação fiscal, redução de gastos com impostos e mais eficiência na administração financeira;
  • A oferta de uma visão externa, sem vícios nem ideias pré-concebidas pela empresa (especialmente importante na fase de diagnóstico);
  • Incentivo à tomada de novas decisões – as conclusões dos trabalhos das assessorias são mais racionais, enquanto os envolvidos diretamente com as empresas tendem a tomar decisões mais emocionais e políticas;
  • As assessorias dispõem de mais ferramentas para fazer comparações com a realidade de outras empresas na mesma área de negócio;
  • Vantagem da parceria cliente/assessoria – união do know-how interno com a experiência externa;

Quando devo procurar?

Quando há impostos demais e acabando com o lucro:

As responsabilidades ficais são, quase sempre, um dos maiores responsáveis pelo faturamento magro, auferido pelas empresas que não conseguem se ver livres dos altíssimos gastos com pagamento dos diversos impostos legislados pelo governo brasileiro.

Nessa situação, o auxílio de uma assessoria contábil pode ser uma verdadeira salvação, pois continuar a lidar com este desafio sem ter na sua equipe um especialista do campo fiscal para orientar a empresa é o mesmo que assinar decreto de falência, afinal, cedo ou tarde as consequências destes gastos absurdos em impostos irão aparecer, e acredite, não serão nem um pouco agradáveis.

Enquanto que com a ajuda de um especialista, o empresário terá um apoio de peso para rever tal situação, visto que a partir das orientações deste profissional já será possível escolher o regime tributário mais adequados ao negócio, gerando uma boa economia. Sem falar que agora as estratégias da empresa serão mais precisas e efetivas.

Empresas que caem facilmente em situações de multas:

Com as várias obrigações tributárias que as organizações têm a pagar, por vezes, evitar que se incida uma multa aqui e outra ali, torna-se cada vez mais difícil. Apesar dessas multas serem, muitas das vezes, menosprezadas por alguns empresários, a verdade é que elas são bastante perigosas, pois além de contribuírem para um faturamento menor, também sujam a ficha fiscal da empresa.

Portanto, este é mais um caso em que você, como empresário, se quiser preservar a boa saúde financeira da sua empresa deve recorrer à ajuda da assessoria contábil, uma vez que poderá contar com uma estratégia eficiente para a gestão dos impostos, garantindo, desta forma, que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas dentro do prazo e sem sobressaltos.

Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

      Cliente

      Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

        ×
        error: Conteúdo de propriedade da MCD Contábil. Solicite autorização de cópia!