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Assessoria Operacional

A assessoria operacional refere se a diferentes serviços prestados pela empresa, os mais comuns são aqueles relacionados aos cumprimentos de obrigações tributarias e fiscais. Também cumpre o papel do controle na interpretação de movimentações e decisões financeiras. Tem a função de identificar, mensurar e analisar todos os acertos financeiros da empresa, traduzindo os dados em relatórios que apoiam a tomada de decisão da gerência.

Área considerada importante na organização decisiva para o sucesso da empresa, auxilia o cliente conforme suas necessidades na implementação de mudanças e no diagnóstico de problemas. A parti da assessoria operacional, são desenvolvidas estratégias para que a empresa chegue aos resultados almejados.

Como Funciona?

A assessoria operacional está diretamente relacionada à realidade em que o cliente se encontra e quais necessidades precisam ser atendidas. Ou seja, o que determina como acontecerá a assessoria são os objetivos que o cliente quer e precisa alcançar, entender a fundo a realidade que está vivendo e o que está buscando, e não um modelo pré-definido de atuação da assessoria. O ponto de partida é o paralelo entra a realidade e a busca do cliente. O trabalho de uma assessoria empresarial diz respeito à construção de algo; à conquista de um objetivo; trata-se de algo futuro. Não é feito de forma isolada ou terceirizada. Isso significa que uma vez que a empresa definiu os objetivos do trabalho, não basta entregar para os assessores e aguardar sentado pelo resultado. Trata-se de um trabalho de parceria.

Benefícios

Contratar uma assessoria para o seu negócio, além de contribuir para a resolução dos problemas apontados, auxilia a identificar pontos que podem ser melhorados e traçar planos de ação que atuem nos problemas apresentados e proporcione um direcionamento para o futuro. A assessoria operacional introduz um agente externo às atividades normais da empresa com o intuito de analisar e pontuar os principais problemas ou pontos que merecem ser corrigidos para a regularização das tarefas. A sua realização é pautada em metas e objetivos. Mantendo o foco nos resultados e no prazo estabelecido, realiza as operações com maior eficiência, reduzindo o tempo das atividades de correção. Assim, em comparação aos procedimentos internos de resolução de problemas, a presença do assessor provoca economia de tempo e custo para a empresa, sem que haja, no momento da realização, paralisação das atividades ou ocupação dos funcionários com tais procedimentos.

Quando devo procurar ou adquirir?

Durante certo tempo algumas empresas conseguem crescer e se estabelecer apenas com os conhecimentos que o gestor possui e coloca em prática. Porém, chega um momento em que o crescimento fica estagnado e os processos ultrapassados, como, por exemplo, funcionários alocados em áreas que não são compatíveis com suas habilidades e funções. Quando isso acontece, provavelmente é a hora de contratar uma assessoria que irá auxiliar na identificação dos pontos de melhoria e de quais ações podem ser tomadas para fazer o negócio continuar se expandindo.

Muitos gestores não dão a devida atenção para o desenvolvimento de um plano de marketing e vendas. Esse plano orienta, entre outras questões, sobre os objetivos do negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. Os resultados apresentados às vezes não são adequados ou não estão de acordo com o que foi planejado. Nesses casos, é necessário entender o(s) motivo(s) para a produtividade estar aquém do esperado.

 

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