skip to Main Content
Fechamento De Balanço

Fechamento de Balanço

Por definição, Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira de uma empresa em determinado período de tempo.

Mas você sabe qual é a importância desta rotina para o seu negócio?

De acordo com a Lei nº 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro, artigo 1.179 e seguintes e Lei 6.404/1976 – Lei das S/A, artigo 176 e seguintes), todas as pessoas jurídicas estão obrigadas a realizar a escrituração contábil e apuração do Balanço Patrimonial no exercício.

No Brasil, o exercício contábil é de 12 meses, podendo ou não coincidir com o ano calendário. Ao final deste período deve-se, através dos demonstrativos dos processo contábeis, e do balanço patrimonial, apurar o resultado do exercício, que pode ser lucro ou prejuízo.

Para que haja relevância , e necessário a correta classificação dos fatos contábeis. Os lançamentos referentes à movimentação de caixa, contas a pagar e a receber, folhas de pagamento, impostos, entre outras deverão ser fidedignas à realidade e devem ser registrados de acordo com as normas contábeis vigentes

A partir dos resultados apresentados, e da comparação com o exercício anterior, a empresa poderá analisar sua lucratividade e o retorno do capital investido, sendo ainda importante fonte de dados para a tomada de decisões e definição de estratégias para o exercício posterior.

Cliente

Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

×
error: Conteúdo de propriedade da MCD Contábil. Solicite autorização de cópia!