skip to Main Content
Análise Econômica E Financeira

Análise Econômica e Financeira

Para realizar um bom planejamento estratégico, e garantir o crescimento sustentável de um negócio, o empresário deve possuir total conhecimento sobre sua área de atuação, sobre o mercado e sobre sua situação econômica e financeira.

Nesse contexto, a análise econômica e financeira surge como importante ferramenta de gestão ao demonstrar o diagnóstico sobre a situação atual e realizar a projeção sobre o desempenho futuro do negócio.

Através dela é possível avaliar se as decisões de gestão e controle adotadas estão obtendo o desempenho pretendido em um contexto geral. Internamente é possível observar, por exemplo, se a receita obtida está superando os custos com operação e capital investido. Externamente, esta análise fornece dados que podem tornar a empresa atrativa aos investidores.

Sua formulação consiste na análise de indicadores fundamentais de endividamento, liquidez, rentabilidade e atividade, utilizando como base o balanço, DRE e DFC.

Para análise econômica, são considerados índices de rentabilidade e de atividade ligados ao patrimônio, lucros e prejuízos enquanto a análise financeira considera índices e liquidez e endividamento ligados ao fluxo de caixa.

Estes índices devem ser analisados em conjunto, podendo ser comparados com dados de períodos anteriores e ou de outras empresas do ramo, tornando-se assim importante instrumento para avaliação de clientes públicos e privados para contratação de fornecimento de serviços.

Cliente

Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

×
error: Conteúdo de propriedade da MCD Contábil. Solicite autorização de cópia!