skip to Main Content
Fundo Fixo – Definição E Utilização

Fundo Fixo – Definição e Utilização

Na contabilidade, a conta Caixa é responsável por registrar toda movimentação financeira de uma empresa. Por ela devem circular todos as operações de pagamento e recebimentos e seu saldo deve representar o total de recursos disponíveis caso haja a necessidade de um pagamento imediato.

Essa conta é dividida em Fundo Fixo e Caixa Flutuante.

Mas você sabe a diferença entre os dois?

O Fundo Fixo, ou caixinha, como é popularmente conhecido, é composto pela quantia em espécie que um negócio deve possuir para o cumprimento de pequenas despesas eventuais como xerox, lanches, taxi….

O responsável pelo Fundo Fixo recebe uma determinada quantia em dinheiro para cobrir estes gastos durante um determinado período de tempo. Ao fim deste período, é realizada uma prestação de contas, para que, após devidamente conferida e registrada, o valor gasto seja devolvido ao gestor.

Desta forma, após cada prestação de contas, o Fundo Fixo volta a possuir sua quantia inicial, podendo, desta forma, custear os pequenos gastos do período seguinte.

Cabe lembrar que não existe uma quantia máxima estipulada, mas que, em termos de valor, ele deve ser coerente com a realidade de cada empresa.

#mcd #mcdcontabil #legislaçãobrasileira #fundofixo #caixaflutuante #informação #responsabilidade #contabilidade #profissionalismo #compromisso #vempraMCD

Cliente

Envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo ou ligue para nós.

×
error: Conteúdo de propriedade da MCD Contábil. Solicite autorização de cópia!